FARINHA, FEIJÃO E CARNE SECA – PAULA PINTO E SILVA
Paula Pinto e Silva é doutora em Antropologia Social pela USP e professora de antropologia na Escola Superior de Propaganda e Marketing. É membro fundadora do Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo, entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo pesquisar e difundir a culinária brasileira, a partir de um olhar renovador e criativo. Seus trabalhos acadêmicos giram em torno das relações entre a Antropologia e Alimentação, tratando também de temas relacionados à História do Culinária e da Cozinha no Brasil.
Farinha, feijão e carne seca: Um tripé culinário no Brasil colonial é uma publicação da autora que venceu o prêmio de Melhor livro de história da culinária 2005 pelo Gourmand World Cookbook Awards. Esse livro é derivado da dissertação de mestrado defendido por ela em 2001.
O livro nos mostra como esses três elementos principais foram fundamentais para a construção da culinária do país através da história do Brasil Colonial e de relatos de viajantes da época.
Ao longo dos capítulos, vemos como a produção de cana de açúcar, que era uma monocultura não favorecia o desenvolvimento das lavouras, e como isso influenciava a cozinhas das sinhás. Com a expansão da ocupação do território, os colonos tiveram que se adaptar aos alimentos encontrados no país. Assim, a farinha e a carne seca se tornaram essenciais, pois se conservam por muito tempo. E o feijão foi introduzido como o caldo, para que a comida não ficasse muito seca. Ingredientes indígenas, africanos e brancos que se misturaram.
Ao final do livro são mostradas pinturas que retratam a alimentação do povo naquela época.
Para quem quer entender melhor como se formou a nossa cozinha e ter um panorama da alimentação do Brasil colonial, esse é um livro indispensável.
Ficha Técnica:
- Título: Farinha, feijão e carne-seca. Um tripé culinário no Brasil colonial
- Autora: Paula Pinto e Silva
- Editora: Senac
- ISBN: 9788539607471
- Páginas: 144
- Edição: 3ª
- Ano de lançamento: 2005
Onde encontrar:
*Nota: Os links são do programa de afiliados da Amazon. Comprando por ele os preços não mudam, mas a página recebe uma pequena comissão, o que ajuda a mantê-la.
Para saber um pouco mais de história da gastronomia, não deixe de conferir o livro “Gastronomia no Brasil e no mundo”.
Siga o Instagram ou curta o Facebook e fique por dentro das novidades.
Boa leitura e bom apetite.