DONA BENTA – COMER BEM
O primeiro livro sobre o qual irei falar não poderia deixar de ser outro, o Dona Benta: Comer bem, pois foi o primeiro livro de culinária que comprei e que despertou em mim a vontade de querer estudar mais (e comprar mais livros) nessa área.
Este livro é um dos best-sellers brasileiros, com mais de 1 milhão de cópias vendidas ao longo de seus mais de 70 anos de publicação com a primeira edição lançada em meados de 1940 pela Companhia Editora Nacional numa parceria entre Monteiro Lobato, escritor da personagem e e Octalles Marcondes Ferreira, o editor.
Ao longo dos anos, e das várias edições, o livro e a linguagem foi se modernizando e se adequando às novas tendências gastronômicas. Receitas, por exemplo, de como se abater um peru, foram retiradas e outras como os da culinária asiática foram acrescentadas. Mas nada que tirasse a essência do livro e o jeito de comida de avó que ele representa.
É um excelente livro para quem está começando a se aventurar na cozinha, pois possui uma linguagem clara, receitas muito bem explicadas, algumas técnicas, dicas de utensílios necessários e um índice por ingredientes. Ele conta com receitas que vão desde entradas simples, passando por molhos, diversos tipos de preparações de carnes, aves, e frutos do mar, até elementos de panificação e confeitaria.
O livro não conta com imagens das preparações, nem é muito rebuscado, mas é referência quando se trata de comida brasileira e uma fonte histórica importantíssima.
Ficha Técnica:
- Título: Dona Benta – Comer Bem
- Autor: Vários
- Editora: Companhia Editora Nacional
- Edição: 77ª
- Ano: 2013
- ISBN: 9788504018912
- Páginas: 1056
Onde encontrar:
*Nota: Os links são do programa de afiliados da Amazon. Comprando por ele os preços não mudam, mas a página recebe uma pequena comissão, o que ajuda a mantê-la.
Curta a página do Facebook e fique por dentro das novidades!!!
Boa leitura e bom apetite!!!