Cozinha Típica,  Receitas

BÁSICO: ENCICLOPÉDIA DE RECEITAS DO BRASIL – ANA LUIZA TRAJANO

Ana Luíza Trajano é uma chef brasileira que fundou o Instituto Brasil a Gosto em 2016, onde se dedica à valorização e divulgação da gastronomia e dos ingredientes brasileiros. Ela também comandou o restaurante Brasil a Gosto por 10 anos.

Com essa pesquisa em torno das tradições culinárias brasileiras, foram lançados 4 livros: Brasil a Gosto, em 2005; Cardápios do Brasil, em 2014; Misture a Gosto, em 2015 e Básico – Enciclopédia da culinária brasileira, em 2017. Em 2020, em uma parceria, também foi lançado o livro “Fermentação à Brasileira”.

O livro “Básico – Enciclopédia de receitas do Brasil” é um compilado de 512 receitas típicas brasileiras. Utilizando ingredientes regionais, temos um grande panorama da culinária de todos os cantos do país.

O prefácio ficou por conta do sociólogo Carlos Alberto Dória, escritor conhecido por livros na área de gastronomia, como “Formação da culinária brasileira” e “A culinária caipira da Paulistânia”.

As receitas são bem compactas, não muito detalhadas, com porções, tempo de preparo, grau de dificuldade, ingredientes e modo de preparo. Algumas tem uma pequena seção chamada “Esmiuçando” que conta um pouco a origem da receita. Os ingredientes dos pratos têm medidas caseiras, como xícaras, colheres etc. o que remete a tradição caseira da culinária brasileira.

O livro possui cinco capítulos de receitas com títulos que todo brasileiro já ouviu algum dia.

Tira-gosto” traz receitas daqueles pratos que normalmente se podem comer com a mão ou com um simples guardanapo. Aqui temos bolinhos, torresmo, bolovo (clássico dos botecos), acarajé, abará, pastel, kibe, coxinha e tantos outros bem conhecidos. São 54 receitas ao todo mais 2 preparações complementares.

Em “Mistura”, expressão que geralmente se refere à carne presente nas refeições, temos receitas de almôndegas, arrumadinho, bifes, carne assada, carne de sol, feijoada, frango com catupiry, empadão goiano, fricassê de frango, vatapá, pato no tucupi, bacalhoada, ensopado de peixe, moqueca, pirarucu, sopa leão veloso…. Ao todo são 181 receitas de carnes de boi, porco, cabrito, aves, peixes, frutos de mar, ovos e hortaliças e 10 complementares.

Sustância” é aquele acompanhamento, aquele arroz, feijão e farofa. Aqui temos receitas como arroz com pequi, feijão tropeiro, tutu de feijão, batata frita, chuchu, purês, saladas, farofas, pirões, cuscuz e polenta. Esse capítulo tem 70 receitas.

Em seguida, “Fartura” é aquela parte bem doce da nossa cozinha. Tem ambrosia, arroz doce, brigadeirão, canjica, churros, doces de diversas frutas, goiabada, pamonha, pavê, tortas, pudins, e vários doces de festa. São 102 receitas ao todo mais uma complementar.

Em “Pães e quitandas” temos aquelas iguarias que todo mundo gosta de comer com um bom cafezinho. São receitas de biscoitos de polvilho, goiabinha, sequilhos, bolinho de chuva, bolos de diversos sabores, o clássico bolo de cenoura com calda de chocolate, bolo de rolo, brevidade, sonho, boras, pães, rabanada, algumas geleias e sanduíches como buraco quente, beirute e bauru. Essa seção tem 92 receitas.

Após isso tem parte com dicas e informações, termos, técnicas e nomes de alguns ingredientes em diversas regiões do país.

Em seguida, temos a versão em inglês do livro. São todas as receitas, sem fotos, traduzidas para a língua inglesa. Particularmente não entendo a escolha de ser uma versão bilíngue. Acredito que o conteúdo poderia ser muito mais bem distribuído sem essa parte. Talvez poderiam incluir até mais fotos. Mas isso é uma opinião minha. Vale lembrar que todos os livros do Instituto são bilíngues.

Nem todos os pratos têm foto e não há nenhuma foto do processo de preparação. A diagramação ficou pouco dinâmica, com fontes pequenas e sumário pouco detalhado. Acredito que as receitas poderiam ser um pouco mais detalhadas e mais bem distribuídas. Tem muita informação em cada página, o que pode acabar por confundir o leitor na hora de fazer uma preparação. Achei também que faltou uma indicação de que região do Brasil é cada receita.

Em geral, é um ótimo livro para conhecer a culinária do país. Tem centenas de receitas clássicas que vão do norte ao sul do Brasil. Livro raro, pois muitos dos livros de receitas que temos publicados por aqui são traduções. Digamos que esse é um livro brasileiro de raiz.

WordPress Gallery Plugin

Ah, e algumas das receitas tiveram seu preparo gravado e estão disponíveis no Youtube do Instituto. Vale conferir.

Ficha Técnica:

  • Título: Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil
  • Autora: Ana Luiza Trajano
  • Editora: Melhoramentos
  • ISBN: 9788506002155
  • Páginas: 420
  • Edição:
  • Ano de lançamento: 2017

Onde encontrar:

*Nota: Os links  são do programa de afiliados da Amazon. Comprando por ele os preços não mudam, mas a página recebe uma pequena comissão, o que ajuda a mantê-la.

Não deixe de seguir a página do Facebook ou curtir o Instagram para ficar por dentro das novidades.

Boa leitura e bom apetite!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *